Katy Perry, Kelly Osbourne e Roxanne Pallett fazem a dieta do cogumelo. (Foto: Getty Images)O que Katy Perry, Kelly Osbourne e Roxanne Pallett têm em comum? Cogumelos no prato seria a resposta certa! As famosas aderiram ao Plano M ("m" de "mushoroom, que é cogumelo em inglês) ou dieta do cogumelo, e garantem que a nova moda dá resultado e vai pegar.

De acordo com a nutricionista Camila Faria, a dieta funciona assim: durante duas semanas você deve substituir a parte proteica da refeição por cogumelos. Então, as porções de carne vermelha, peixes, aves e ovos devem ficar de fora do prato, dando lugar a esses vegetais. Mas é importante ratificar que apenas as proteínas devem ser substituídas, nunca o prato todo.
E, pelo que parece a eficiência da dieta foi comprovada cientificamente através de um estudo realizado pelo Mushroom Bureau, em Londres. Voluntários perderam, em média, 12 quilos, em cinco semanas. No entanto, como é recomendada por apenas duas semanas, o ideal, segundo a especialista, é dar um intervalo de 7 a 10 dias para reiniciá-la.
Rico em aminoácidos essenciais, carboidratos, gorduras insaturadas, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco, o cogumelo ajuda a prevenir doenças do coração, auxilia no combate ao mau colesterol e fortalece o sistema imunológico. Sem contar que possui boa quantidade de antioxidantes e é excelente para cabelos, unhas e pele.
Com baixa caloria - cerca de 100 gramas do vegetal possui apenas 35 kcal - os cogumelos trazem ao organismo a sensação de saciedade, por causa da quantidade de fibras que contêm. E essas fibras são importantes também para o bom funcionamento do intestino, o que garante redução nas chances de desenvolver câncer de cólon e reto. Aliado a tudo isso, eles não possuem nenhum tipo de gordura, açúcar ou sal, pontos e tanto a favor. Juntando todos os benefícios, o resultado só pode ser a redução de medidas.
Mesmo com todos os benefícios, a dieta do cogumelo não é bem vista pelos profissionais de nutrição. "Apesar de serem considerados alimentos saudáveis, uma dieta que utilize os cogumelos como fonte única de proteína não pode ser considerada saudável simplesmente pelo fato dos cogumelos não conterem a mesma quantidade de Vitamina B2 e do mineral ferro, presentes nas carnes vermelhas. Além de tudo as carnes possuem proteínas de alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essências ao nosso organismo, portanto contém papel importante na nossa alimentação", pontua Camila.
Digamos que a dieta do cogumelo seja um "enxuga-gorduras" de emergência. Há quem diga que ela dá bons resultados na redução de medidas das pernas, dos braços e do bumbum. Mas o equilíbrio ainda é a melhor solução para um corpo saudável e com tudo em cima! Uma alimentação balanceada aliada a exercícios físicos é o que há de melhor para a saúde do corpo.